O Hexágono de Saturno

Geometrica em Saturno, as fotos foram enviadas pela sonda Cassini que foi lançada em 15 de Outubrode 1997 e entrou na órbita de Saturno em 1° de Julho de 2004.

Os objetivos da sonda em Saturno sao:

  1. determinar a estrutura tridimensional e comportamento dinâmico dos anéis;
  2. determinar a composição das superfícies e a história geológica dos satélites;
  3. determinar a natureza e origem do material escuro do hemisfério dianteiro de Iápeto.
  4. medir a estrutura tridimensional e comportamento dinâmico da magnetosfera.
  5. estudar o comportamento dinâmico das nuvens de Saturno;
  6. estudar a vulnerabilidade temporal das nuvens e a meteorologia de Titã;
  7. caracterizar a superfície de Titã a uma escala regional.

O Hexagono foi descoberto inicialmente pelas sondas Voyager(foram duas) no início dos anos 1980. É um aspecto embasbacante, já que cada lado deste hexágono tem em torno de 13.800 quilômetros de tamanho, pouco maior que a Terra — imagine seis planetas Terra alinhados neste hexágono. O Grande Hexágono de Saturno está em rotação, e completa uma volta em pouco mais de dez horas.

Embora fosse mais curioso, infelizmente não há um outro hexágono no pólo sul do planeta. Será mais um “Mistério Espacial Insólúvel”? Cansados de terem suas magníficas obras de engenharia igualadas a “desenhos nas nuvens”, ou pareidolia, teriam os alienígenas decidido chutar o balde e criar literalmente desenhos nas nuvens com dezenas de milhares de quilômetros de tamanho? Seria um marcador de que Saturno é o sexto planeta a partir do Sol?

Fotos:

O fenomeno foi investigado por Richard Hendricks que pegou um balde com uma especia de helice no fundo que fazia um fluido se manter em um sistema em rotação, nisso ele constatou uma espetacular instabilidade da superfície, fazendo com que se formasse uma forma geometrica.

Em seu artigo Richard escreveu: "Em um fluxo movido por um fundo rotatório de um cilindro estacionário parcialmente cheio, a forma da superfície livre pode espontaneamente quebrar a simetria axial e assumir a forma de um polígono em rotação rígida com uma velocidade diferente do fundo. Com água, observamos polígonos de até seis vértices"

Saturno não é um cilindro com um fundo giratório, e seus gases não são líquidos, mas o trabalho de Richard Hendricks mostra que fluidos rotatórios podem sim produzir polígonos regulares de forma espontânea nas condições adequadas. Como exatamente isto ocorre em Saturno parece assim um mistério especial solúvel através da exploração espacial.

Fonte

0 comentários