Novo laboratório vai estudar vida extraterrestre

Foto meramente ilustrativa

Entender como a vida se comporta em ambientes inóspitos e se ela poderia surgir em outros planetas. É esse o objetivo do Astrolab (Laboratório de Astrobiologia), que está sendo construído em Valinhos (85 km de SP) pela USP (Universidade de São Paulo) em parceria com o Instituto Nacional do Espaço.
A intenção dos 15 pesquisadores que trabalharão no local, a maioria do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas), da USP, é estudar como fungos e bactérias sobrevivem em condições extremas para desvendar se planetas como Marte e Vênus têm chances de abrigar vida microscópica.
Para isso, serão analisadas amostras de gelo da Antártica e de terra do deserto do Atacama, no Chile. A forma como esses micro-organismos se adaptaram aos ambientes extremos ajudará os especialistas a procurar com mais precisão a possibilidade de vida fora da Terra. Segundo Douglas Galante, coordenador-operacional do projeto, a composição atmosférica de qualquer corpo celeste pode indicar a presença de vida.

0 comentários