Planetas Rochosos, Podem Abrigar Vida?

Quase uma em cada quatro estrelas como o Sol podem ter planetas do tamanho da Terra, de acordo com uma nova estimativa publicada na revista Science.

A equipe dos EUA chegou a conclusão que os planetas de pequeno porte (chamados planetas rochosos) são muito mais comuns em órbita de estrelas do que os planetas gigantes semelhantes em tamanho a Júpiter.Esta estimativa é baseada em observações de estrelas próximas tomadas no Havaí pelos telescópios gêmeos Keck de 10 metros.

Os pesquisadores estimam que cerca de 1,6% das estrelas semelhantes ao Sol em sua amostra tinha planetas do tamanho de Júpiter e 12% tinham os chamados "super-Terras", que são entre três e 10 vezes a massa da Terra.

Os telescópios Keck não são poderosos o suficiente para detectar planetas que são ainda menores, por isso os cientistas supõem que a tendência é de existirem mais planetas menores, e estimou que 23 das estrelas tinham planetas do tamanho da Terra. 

Com base nestas estatísticas, o Dr. Howard diz que o telescópio espacial Kepler da Nasa, fazendo um levantamento de 156.000 estrelas detectará entre 120 e 260 "planetas plausivelmente terrestres".

"Se há vida lá fora, é mais provável que ela exista em planetas rochosos como a nossa Terra. Se há mais planetas rochosos pequenos lá fora, então, parece mais provável que haja vida lá fora também", disse ele.

Fonte: BBC

0 comentários